Escola Municipal Hermenegildo B. de Oliveira
Disciplina: Geografia
Série: 9º ano do vespertino – Aula: 05
Professor: Itamiram Alves (Iram)
Aula semanal: 10 à 14/05/2021
Carga horária: 03 horas aulas
As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.
Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.
São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.
Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.
As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.
Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.
Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.
Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, C anoaracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.
a) possuírem necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.
b) apresentarem um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.
c) não apresentarem vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras.
d) serem densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.
2 - Assinale a alternativa que não apresenta os elementos que costumam estar presentes nas Cidades Globais:
a) portos ou aeroportos de abrangência zonal.
b) bolsas de valores e centros comerciais de destaque
c) centros de pesquisas e universidades
d) sedes de empresas e serviços urbanos sofisticados
3 - Leia o texto. “Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade, consultoria, publicidade, banco e consultorias) a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações, etc.. As cidades globais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”. Fonte: Maria da Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:
a) quantidade de habitantes.b) localização geográfica.
c) influência supranacional.
d) economia sóciodemocrata.
e) reserva de biodiversidade.
a) Hong Kong, São Paulo e Cidade do México.
b) Nova Iorque, Londres e Tóquio.
c) Frankfurt, Paris e Roma.
d) Los Angeles, Berlim e Barcelona.