A fome


Objetivo da aula

O objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos tenham consciência dessa realidade, de fome e pobreza, em que vivem muitas pessoas espalhadas pelo mundo. È importante que reflitam sobre as causas e as consequências dessa realidade e saibam também sobre os trabalhos desenvolvidos por organizações para melhorar esse quadro social. assista vídeo abaixo:                                
                                          

A fome no mundo

Segundo a Organização das Nações Unidas, a fome representa o maior risco para a saúde do mundo. A fome mata mais pessoas anualmente do que a AIDS, a malária e a tuberculose juntas. Segundo a UNICEF, a desnutrição é responsável por um-terço da morte de crianças com menos de cinco anos de idade em países em desenvolvimento.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que em 2017, 815 milhões de pessoas passaram fome. A maioria delas vive em países em desenvolvimento: uma pequena fração, 15.7%, vive em países desenvolvidos. Isso significa que uma entre oito pessoas não obtém alimentos o suficiente.

Segundo a FAO, o mundo produz quantidade suficiente de alimentos para conseguir alimentar toda a população mundial, mesmo que haja aumento constante de demanda por alimentos. Contudo, um-terço dos alimentos produzidos é desperdiçado.

Desde o início da década de 1990, apenas a América Latina e o Caribe conseguiram diminuir a fome em seus países. A região do mundo com o maior número de pessoas que passam fome é a África subsaariana: 24,8% da população.

Aumento do preço da comida

Em 2012, o preço médio dos alimentos estava 50% acima do que era no final do século passado (dados da FAO).

Vários fatores climáticos e econômicos contribuem para o aumento no preço dos alimentos. Nos últimos anos, o mundo sofreu os impactos negativos do aquecimento global. Ocorreram tsunamis, secas extremas, geadas, grandes incêndios, inundações, tufões e outros incidentes naturais. As grandes variações climáticas e os incidentes naturais destroem plantações e restringem a produção de alimentos em certas regiões.

A alta no preço dos alimentos é também causada pelo aumento do cultivo de produtos voltados à produção dos biocombustíveis

Evidenciamos isso no Brasil. Em vez de plantar alimentos, grandes produtores no Brasil escolhem plantar cana-de-açúcar, soja e milho, cuja produção é convertida em biocombustível. Consequentemente, os preços da terra e da água sobem e certas lavouras se tornam economicamente desvantajosas. O preço do milho, alimento básico, subiu graças ao aumento na demanda por seu uso como biodiesel.

preço do petróleo também contribui para inflacionar o custo da produção de alimentos, pois resulta no aumento dos custos de fertilizantes. A escassez da água potável também encarece os preços de alimentos.

Guerras entre países, guerras civis, conflitos violentos e a atuação de grupos terroristas também contribuem para a instabilidade que prejudica a produção de alimentos. Consequentemente, constituem fatores que geram e perpetuam a fome.

Os governos buscam a autossuficiência na produção de alimentos ao impor barreiras tarifarias e até restrições à exportação de alimentos. Alguns principais importadores chegam a adquirir grãos a qualquer preço para manter o abastecimento interno.

Os altos preços de alimentos têm consequências devastadoras para as populações mais pobres do mundo. Países e pessoas mais pobres gastam uma fração significativa de sua renda para adquirir alimentos. Em países desenvolvidos, o gasto com alimentação representa, em média, 10% do orçamento doméstico. Já em certos países da África, pode chegar a 60%. Em países mais pobres, a população costuma ser jovem, devido às altas taxas de fecundidade, e são as crianças as mais atingidas pela fome e desnutrição.

O alimento é, evidentemente, uma necessidade essencial. Não surpreende, portanto, que o aumento no preço de alimentos fomenta revoltas. De fato, um dos estopins da Primavera Árabe foi o aumento no preço de alimentos. Se a carestia se espalhar pelo mundo, outras revoltas políticas ocorrerão.
O fome no Brasil

Na última década, o Brasil conseguiu retirar 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza. Um relatório divulgado em 2013 pela FAO revela que nos últimos 20 anos, a fome no Brasil foi reduzida em 54,3%. Os dados demonstram que nesse período, houve uma redução de brasileiros subnutridos: de 15% para 6,9%. Esse progresso fez com o Brasil passasse a ser incluído na lista países que alcançaram antecipadamente a meta dos Objetivos do Milênio da ONU de, até 2015, reduzir pela metade o número de pessoas que passam fome.

Contudo, é importante ressaltar que 30% dos lares brasileiros ainda sofrem certo grau de insegurança alimentar.

A FAO atribui o progresso do Brasil no combate à fome a vários fatores: a implementação de políticas de proteção social (o Bolsa Família, por exemplo), as ações do Plano Brasil Sem Miséria, a inclusão na Constituição Federal do direito à alimentação, a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o fortalecimento da agricultura familiar.

                                  Atividade
1) Observe a tabela "Porcentagem de população em condições de pobreza (por região), e responda às questões.


a) Identifique as duas regiões mais pobres do mundo, respectivamente, conforme a tabela.


b) Consulte um atlas geográfico e indique dois países que pertencem às duas regiões mais pobres do planeta.


c) A erradicação da fome também é uma Meta do Desenvolvimento do Milênio. Elabore uma redação que aborde as principais causas e as consequências da fome no mundo.


2) O Brasil é um país subdesenvolvido e que ainda possui uma significativa quantidade de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Sobre os fatores que contribuem para a construção e permanência da pobreza no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
a) A pobreza no Brasil não é causada por um episódio único, sendo resultado de uma série de fatores históricos, sociais, conjunturais e políticos.
b) O tipo de colonização ao qual o Brasil foi submetido no passado exerce influência até os dias atuais na distribuição da riqueza no país.
c) Fatores históricos possuem influência insignificante na expressiva quantidade de pessoas que vivem na pobreza no Brasil. O principal fator reside em uma tradição cultural de desvalorização do trabalho. A maior parte dessas pessoas opta por não trabalhar, por comodismo ou escolha.
d) O desenvolvimento tardio do país configura-se como uma das causas do quadro de pobreza brasileiro.

3) A respeito da distribuição das pessoas em situação de pobreza no Brasil, assinale a alternativa correta.
a) A pobreza está concentrada exclusivamente em estados da região norte e nordeste do país.
b) Nas regiões sul, sudeste e litoral brasileiros, a questão da pobreza já foi superada, pois não há mais números significativos de pessoas em situação de pobreza.
c) Praticamente todos os municípios brasileiros, principalmente as periferias dos grandes centros metropolitanos, contam com pessoas abaixo da linha da pobreza.
d) A pobreza está concentrada em poucas cidades do país. Na maior parte dos municípios brasileiros, essa situação é inexistente.

4) Nos últimos anos, o país tem adotado políticas públicas para o combate à fome e à miséria no país. Entretanto, o foco principal dessas políticas tem sido um programa em que o Governo oferece subsídio para famílias em condições de pobreza ou miséria acentuada. Que programa é esse?
a) PETI
b) Bolsa Família
c) Prouni
d) Garantia safra

5) pesquise na internet e responda às questões sobre os principais indicativos socioeconômicos.
a) Diferencie PIB de PNB.

b) Qual é o indicador mais completo para analisar um país? Justifique.


Atividade 2: No seu livro na página 21 leia o texto 'A fome' e na página 22 analise o gráfico e o mapa mundial sobre a fome no mundo. 

Responda às questões 1 e 2

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Como professor? Ora, responda as questões aonde tem, comentário (comentar), logo abaixo da tarefa.

Organize a resposta direito, identificando o número e a letra que achar correta, Exemplo: questão 3) letra (a) e assim por diante


Comece Colocando o nome completo,  o ano e a sala que você estuda, depois, publique para eu avaliar. 

Também se quiser, pode enviar as respostas por Email: iramdeoliveirairam@hotmail.com  

Repito: coloque o nome completo e a turma.


Boa Sorte!

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