Escola Municipal Hermenegildo B. de
Oliveira
Série: 9º ano do vespertino
– Aula: 08
Professor: Itamiram Alves
(Iram)
Data:
24/07/2020
Carga horária: 03 aulas
Redes
digitais
Sim, esta é uma nova
realidade. Difícil fugir dela. O mundo inteiro passa por uma transformação. Estamos
no meio de um redemoinho, nos adaptando rapidamente – ou melhor, ao vivo, neste
exato momento, a uma nova
arquitetura da comunicação. “Estamos sendo chamados a repensar
a comunicação”, afirma Massimo
Di Felice, sociólogo pela Universidade La Sapienza de Roma,
doutor em Ciências da Comunicação, autor de diversos livros e atualmente
professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
(ECA-USP).
Di Felice foi o
palestrante convidado para debater Redes e dinâmicas sociais – Para onde vão? O que buscam?,
tema do 110º Fórum do
Comitê da Cultura de Paz, promovido pela Associação Palas Athena –, em parceria com
a Unesco,
realizado esta semana no auditório do MASP, em São Paulo.
O modelo de comunicação do
passado era bastante simples. Havia o emissor – alguém que transmitia uma
mensagem, o canal pelo qual esta mensagem era enviada e, finalmente, o receptor
– a pessoa que a recebia. Com as redes digitais surgiu um novo conceito. Há
uma rede distribuída e
a informação pode ser gerada, recebida e transformada em qualquer lugar. “Hoje
a internet não conecta somente computadores, mas tudo e todos”, diz o
sociólogo.
Entre as principais
características desta nova forma de comunicação estão:
– comunicação de todos
para todos;
– desconstrução e manipulação da mensagem;
– interatividade;
– fim dos pontos de vistas centrais;
– computação móvel;
– conectividade
“Nossa inteligência agora
é estendida a uma rede mundial”, acredita Di Felice. “E ela incrementa
nosso senso de
participação na sociedade”. O estudioso citou os
movimentos sociais ocorridos no Brasil recentemente como um fenônemo típico da
era digital. Imagens de confrontos entre manifestantes e policiais captadas por
dispositivos móveis rodaram a internet e transformaram a maneira como a notícia
até então era publicada. “Não foram somente os humanos que ocuparam as ruas,
mas as redes também”. E certamente elas dão maior visibilidade à opinião
pública.
A comunicação digital
também nos faz perceber mais claramente como tudo está interligado. Cada
ação provoca uma reação. Finalmente o ser humano se dá conta que não é o único
a viver no planeta. Em tempo real, ele consegue acompanhar o desmatamento na
Amazônia, o degelo no Ártico e a seca na Austrália. “Não existe o externo para
o planeta. Tudo o que fazemos tem efeito sobre a Terra”.
Para o sociólogo, a lógica
da rede é o pensar na complexidade.
Ele enxerga nela um enorme potencial para alavancar o conhecimento e estimular o aprendizado.
“Pela primeira vez na história da humanidade as pessoas têm acesso livre ao
conhecimento”, analisa.
O resultado deste novo
paradigma digital que se abre diante da nossa sociedade exige que repensemos a
pedagogia, a maneira como ensinamos nas escolas. O professor se tornará um
mediador, aquele que leva o aluno a entender o conhecimento da rede.
Sejamos bem-vindos ao admirável mundo novo digital!
Exercício
Nome
completo:________________________________________
Série: 9º ano Data de entrega: 31/07/2020
Marque a opção correta
1)
“A tecnologia não é apenas
um canal para se comunicar, cuja comunicação traz o significado de ação
recíproca que ocorre entre emissor e receptor da mensagem, mas sim faz parte do
ato comunicativo, estando integrada a ele. É uma nova maneira de aprender e
agir, é construir novos alicerces na forma de comunicar e conhecer. Com isso, a
lógica da atual sociedade consolida-se para a lógica das redes”.
A integração da tecnologia com a construção das sociedades e do
espaço geográfico, no momento atual da história, assinala o conceito de:
a) espaço digital
b) espacialidade em rede
c) meio técnico-científico informacional
d) territórios virtuais
2)
“Há muito tempo, o rádio, a televisão e outros meios de
comunicação têm levado informações simultâneas a lugares remotos. Mas, por
esses meios, somos apenas ouvintes ou telespectadores. A possibilidade de
selecionar as informações, no momento e no local desejado, só foi viabilizada
com a internet. A integração por meio das redes de informação dá uma nova
dimensão ao espaço e cria uma nova forma de agir sobre ele”.
A
integração das redes de informação e do espaço virtual ao espaço geográfico
corrobora para o conceito de:
a)
unidade tecnológica
b)
tecnosfera
c) espacialidade digital
d) Ciberespaço
Atividade complementar do livro
Leia
o texto da página, 30 e responda as questões da, 31